quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cuba x Cuba



Morreu ontem, num hospital no centro de Havana, um dos princinpais dissidentes políticos cubanos, Orlando Zapata. Sua morte foi fruto de uma greve de fome que durou 85 dias. O governo cubano foi informado sobre o frágil estado de saúde de Zapata, mas negou sua liberação. Até janeiro deste ano, Cuba mantinha 201 presos políticos, acusados de serem “mercenários à serviço dos Estados Unidos”.

É estranho que já nos dias atuais ainda se mantenham presos políticos,” prisioneiros de consciência” como era chamado Zapata. Mesmo em Cuba é de se estranhar, afinal o governo cubano já liberou a compra de torradeiras... (parece piada, teve um “q” de ironia, mas é verdade!)

Minha opniões são geralmente avessas aos governos esquerdistas. Mas, pela primeira vez na história vou etr que defender o governo Cubano. Zapata era sim um “prisioneiro de consciência”. A partir do momento em que o cidadão não concorda com o governo em vigor e o ataca diretamente, colocando a ordem do mesmo em risco, assume um lugar de destaque numa zona de perigo. Governos revolucionários tendem a reprimir todo e qualquer tipo de “subversão”. Apesar de não apoiar a prisão de Zapata, não posso achar que o governo Cubano teve culpa em sua morte. A prisão era um fato, o Estado cumpriu com sua obrigação de alimetá-lo. Quem resolveu parar de comer como forma de protesto foi o prisioneiro, e a morte foi consequência de sua decisão.

Que o governo revolucionário cubano tem que acabar, todos nós sabemos. Mas o motivo, certamente, não vai ser a voluntária morte de um protestante.

2 comentários:

Ana Lívia disse...

Ah há! como vc é ingênua, menina! Do alto de sua inteligência você é traída pelo espelho. Sim, amada... você não está a favor de uma atitude do Estado de Cuba... vc está simplemente contra a posição do terrorista. O que pode ser que te deixe menos perplexa, uma vez que além de CONTRA todo e qualquer governo esquerdista, você também é avessa aos terroristas, ativistas, comunistas, etc. Pense nisso.

Branquinha disse...

Entendo a atitude do Zapata como o limite de quem não tem mais o que fazer por si mesmo... não tendo expectativa de voltar a ser livre, tampouco uma forma "racional" de se fazer ouvir, usou o que tinha, abdicou de sua vida!
Obviamente sabia que a grave de fome o levaria à morte, mas estar preso por ser tolhido do direito de pensar também é morrer...
Foi a forma de chamar a atenção do mundo e de um incontável número de pessoas que aplaudem Fidel mas que não suportariam viver por lá! Quantas pessoas que vivem bem, moram bem, comem bem ostentam as camisas do Che Guevara mas que não abrem mão do seu conforto? Tudo hipocrisia... Comunismo é bom, desde que longe! Essa morte, e as declarações posteriores do presidente me causaram mal estar, não se rouba a consciência de um homem! Lamentável não o fato de um homem ter morrido por ter feito greve de fome, lamentável sim que no mundo ainda existam regimes "de um homem só". Gostei muito do seu blog!